Agende uma consulta

Prótese

A prótese dentária (ou prótese dental) é a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal. O termo “prótese dentária” também é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

O seu principal objectivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.

Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender directamente o paciente.

A perda de dentes pode ser provocada pela cárie, doenças das gengivas e por traumatismos (as doenças das gengivas são a principal causa).

Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias. Um outro problema é reabsorção (desaparecimento por absorção pelo organismo) do osso alveolar (osso esponjoso onde estão implantadas as raízes dos dentes).

Para restaurar as funções mastigatória, estética e fonética, e minimizar os efeitos acima referidos, faz-se uma prótese dentária fixa , ou móvel.

 

protese_fixa

 

 

Uma prótese pode ser feita para substituir 1 dente, 2 dentes, 3 dentes, por aí fora até a totalidade dos dentes. Para cada situação existe um tipo recomendado, ou várias tipos de prótese possíveis. O nosso objetivo é ajudar a determinar a melhor prótese para o seu caso. A falta de dentes prejudica a dentição. É urgente repôr o dente perdido através do tipo de prótese dentária adequada.

 

protese3

 

Existem também as restaurações indiretas, que também são consideradas próteses fixas , diferentes daquelas (chamadas obturações ) que o dentista faz em uma única consulta no próprio consultório. Elas podem ser em metal (Liga de prata ou de Ouro), em porcelana ou em resina (cerômeros). São indicadas para dentes que foram tratados endodonticamente, ou com grande perda de tecido dentário, por carie ou fratura. São pequenas “pecinhas “que substituem uma parte do dente. O dentista faz o preparo, molda e manda o laboratório confeccionar. E numa próxima consulta, essa peça é cimentada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAinlay-onlay-faq-tooth-implant-london

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

protese1 protese2 protese3