Periodontia

Periodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes. Gengivas, osso e ligamento periodontal são as estruturas nobres da Periodontia.

As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, chamamos a inflamação de Gengivite. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado (vemos isso nas radiografias), chamamos de Periodontite.

Essas duas são as principais doenças e são tratadas com Raspagem Periodontal ou Limpeza – o termo mais comum, utilizado por aí. Além disso, fazemos orientação de higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa e cuidamos da manutenção do estado de saúde da boca.

A gengivite é sempre reversível, sem danos ou sequelas posteriores. Já a periodontite pode deixar sequelas como perda óssea, retrações,defeitos maiores que prejudicam a estética e a escovação e até causar a perda dental.

Claro que existe uma gama de doenças diferentes, porém não são tão comuns como as duas citadas. A doença periodontal é o segundo maior problema bucal do Brasil. A prevenção sempre é a melhor escolha, orientando os pacientes a usar escova de dentes, fio dental, escova interdental, escova de tufo, limpador de língua e métodos coadjuvantes, como os bochechos, corretamente. Cada paciente é diferente e cada um terá seu próprio método para ter uma limpeza bucal eficiente.

Fora doenças, também tratamos dos problemas estéticos da gengiva. A correção do Sorriso Gengival. Fazemos cirurgias pré-protéticas, que preparam o dente para receber a prótese e cuidamos de algumas urgências como abcessos e gengivites necrosantes.

Pesquisas recentes indicam que a periodontite pode estar associada ao desenvolvimento de doença cardiovascular. Uma explicação para essa associação é que as proteínas inflamatórias e as bactérias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea, causando diversos efeitos no sistema cardiovascular. Um estudo recente1 examinou a relação entre a presença de bactérias que sabidamente causam periodontite e o espessamento da parede dos vasos sanguíneos comumente observado em doenças cardíacas. Depois de um exame de mais de 650 participantes, os pesquisadores concluíram que o aumento do nível de espessamento da parede dos vasos sanguíneos estava associado à presença das mesmas bactérias conhecidas como causadoras da periodontite.